Cotação válida para 29/02/2024
USD = R$ 5,2000

Dry Bulkers

Os navios graneleiros são essenciais para permitir o transporte de recursos e matérias-primas diversos (minério de ferro, fertilizantes, grãos, cimento, sal, produtos siderúrgicos etc) rapidamente de um lado a outro do mundo.

Contamos com uma linha completa de embarcações apropriadas para atender às demandas específicas dos diferentes tipos de carga e condições portuárias.

A economia mundial viaja a bordo da MOL.

Nossa frota de graneleiros transporta mercadorias vitais não só para o Japão, que depende fortemente das importações, mas também para todos mercados globais.

Nossa
frota
em
números

Um navio próprio para cada carga

A estrutura dos navios a granel é eficiente e segura. Nela há “tanques superiores”, tanques de lastro triangulares (repletos de água para estabilizar o navio) instalados nas “asas” dos porões de carga. Por isso, não importando quanta carga haja a bordo, tudo chegará em ordem. As laterais da parte inferior do porão são projetadas com uma configuração de funil para maximizar a eficiência de carga/descarga.
Iron Ore Carriers
Dada a enorme densidade do minério de ferro, o porão de carga é projetado para ser estreito, acumulando a carga no centro. Esses grandes navios sem guindastes representam o mainstream no transporte econômico e eficiente de minério de ferro.
Coal Carriers
Essas embarcações transportam carvão para geração de energia térmica e são projetadas para descarga no local dedicado da estação de energia. O padrão é a configuração de largura larga, que permite que o navio carregue um grande volume de carvão e ainda navegue com segurança em águas rasas.
Woodchip Carriers
Lascas de madeira, levíssimas, podem ser transportadas de forma otimizada nos Woodchip Carrier. É o tipo de carga que não se move muito no trajeto, o que possibilita a eliminação dos tanques superiores: maximizando assim o volume de carga.

Típicos usos para cada porte

O tipo, o volume e o peso de carga a ser transportada, bem como as restrições portuárias, entre outros fatores determinam o tipo de embarcação ideal para cada serviço. A tabela mostra combinações padrão de cargas e design das embarcações.
Handysize
10-40K dwt
1
Handymax
40-65K dwt
2
Panamax
65-100K dwt
3
Capesize
acima de 100 dwt
4
Minério de ferro
Carvão
Principais grãos
(soja, milho, trigo)
Cargas a granel menores
(minerais, metais, produtos agrícolas, fertilizantes, produtos siderúrgicos, cavacos de madeira, etc.)
1
Handysize (10-40K dwt)
2
Handymax (40-65K dwt)
3
Panamax (65-100K dwt)
4
Capesize (acima de 100 dwt)