Cotação válida para 29/02/2024
USD = R$ 5,2000

Sustentabilidade

Não há dúvida: só poderemos progredir se respeitarmos o oceano. Fonte de alimento, de regulação climática, responsável pela descarbonização, via de transporte e de recursos energéticos, ele simboliza o futuro das próximas gerações.

O Grupo MOL se preocupa com as questões ambientais e se compromete na cocriação de projetos sustentáveis com todas as partes interessadas.

Iniciativas de
Sustentabilidade

Segurança & Valor
Prover valor agregado através do transporte seguro e infraestrutura social dos negócios

Meio Ambiente
Conservação do meio ambiente marinho e global

Pessoa e Comunidade
Contribuir para o crescimento e desenvolvimento das pessoas e comunidades

Inovação
Inovação para o desenvolvimento em teconologia naval

Governança
Governança e conformidade para blindar os negócios

Diagrama Conceitual das Iniciativas de Sustentabilidade

Nossos objetivos de médio a longo prazo

Nossos objetivos de médio a longo prazo

2020
1. Início da operação de navios de emissão líquida zero na década de 2020.
2035
2. Reduzir as emissões de GEE por unidade de produção em aproximadamente 45% até 2035 (em comparação com 2019*).
2050
3. Alcançar emissões líquidas zero de GEE para todo o Grupo até 2050 através da maximização dos esforços do Grupo
Confira clicando nas esferas ao lado 2019 2050 Emissões negativas de GEE Emissões de GEE com os negócios como de costume Redução através de combustíveis alternativos limpos Redução das emissões conforme Escopo 3 Redução através de tecnologia de economia de energia Redução através de eficiência operacional Eixo Vertical: Emissões de GEE O Caminho do Grupo MOL para Emissões Líquidas Zero de GEE (Gases de Efeito Estufa) Emissões líquidas de GEE Emissões de GEE pelo transporte marítimo Exibir todas Ocultar todas

O Caminho do Grupo MOL para Emissões Líquidas Zero de GEE (Gases de Efeito Estufa)

Gráfico: Emissões de GEE x tempo
Confira clicando nas esferas abaixo
2019 2050 Emissões de GEE pelo transporte marítimo Emissões de GEE com os negócios como de costume Redução através de tecnologia de economia de energia Redução através de combustíveis alternativos limpos Redução através de eficiência operacional Emissões negativas de GEE Redução das emissões conforme Escopo 3 Emissões líquidas de GEE

Outros Projetos

Visamos a navegação ecológica
A ECO SAILING é uma abordagem para economizar combustível e reduzir o impacto ambiental. Juntamente com a P&D em tecnologias ambientais, também estamos usando medidas operacionais para reduzir o consumo de combustível. Especificamente, nós 1) desaceleramos para as velocidades de navegação mais econômicas, 2) aproveitamos as previsões meteorológicas e de condições do mar, 3) tomamos o acabamento ideal, 4) selecionamos rotas ideais, 5) reduzimos as superfícies molhadas dos navios, 6) otimizamos a operação e a manutenção dos motores principais, equipamentos auxiliares e outras máquinas, 7) desenvolvemos projetos de navios eficientes em energia e 8) equipamos embarcações com Hélice Boss Fins (PBCF).
Desafiamos o vento
A MOL participa do “Wind Challenger Project” (lançado em 2009), um projeto conjunto de pesquisa indústria-academia liderado pela Universidade de Tóquio. O projeto se concentra no uso de velas avançadas para fornecer propulsão para navios mercantes. O objetivo é reduzir o consumo de combustível dos navios e as emissões de CO2, maximizando o uso de energia eólica. Em janeiro de 2018, MOL e Oshima Shipbuilding Co., Ltd. assumiram o projeto liderado pela universidade e lançaram uma iniciativa destinada a equipar um navio com velas.
Pioneirismo na descarbonização do transporte marítimo e CCUs
Em 2021, a MOL assinou o “Call to Action for Shipping Descarbonization”. O acordo, promovido pela “Getting to Zero Coalition”, demanda ações concretas dos governos e setor privado para se alcançar a descarbonização do transporte marítimo internacional.

Essa iniciativa, assim como o estudo conduzido junto à Petronas do transporte de CO2 liquefeito necessário para a cadeia de valor de Captura, Utilização e Armazenamento de Carbono (CCUS), são alguns dos passos da MOL em consonância com o seu compromisso sustentável estratégico, conforme estipulado no Mol Group Environmental Vision 2.1.
Desenvolvemos navegações autônomas e seguras
Desde 2019, a MOL integra estudo conjunto de aprimoramento de algoritimos para evitar colisões e propiciar a navegação autônoma de suas embarcações: a chamada série ‘Focus Brain’ Aspirante a Desenvolvimento de Inteligência Artificial para Navegação Autônoma. Desde 2018, a MOL já aposta na realidade ampliada para tornar mais seguras as viagens: um sistema fornece suporte visual aos tripulantes durante suas operações, em tempo real.

Estamos a bordo do nosso maior desafio: conservar os oceanos.

Além de questões importantes como a conservação ambiental marinha, a proteção da biodiversidade e a mitigação da poluição atmosférica, visamos alcançar “Emissões Líquidas Zero de GEE” até 2050, contribuindo para o desenvolvimento sustentável das pessoas, da sociedade e da terra.

Em nossa agenda MOL Group Environmental Vision 2.1, determinamos cinco iniciativas para alcançarmos os objetivos estabelecidos de médio a longo prazo: adotar combustíveis alternativos limpos, aprimorar as tecnologias de economia energética, aumentar a eficiência operacional, construir modelos de negócios zero emissores de gases de efeito estufa, expandir projetos de baixo carbono e descarbonização.